
Como Atuamos
Com realização do Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), o Sinta o Som é desenvolvido por meio de parcerias entre secretarias de Educação e Cultura, empresas, instituições de ensino e comunidades. Em cada região onde atuamos, construímos soluções específicas para as necessidades locais, oferecendo vivências culturais, a partir de uma gama diversificada de recursos artísticos e pedagógicos para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 6º anos), como foco na rede pública. As atividades do Sinta o Som incluem: polos com oficinas musicais gratuitas, a partir de material reciclável e de reuso, para crianças e jovens de 06 a 12 anos de idade; saraus semestrais de integração sociocomunitária; formação para professores, com imersão e acompanhamento das metodologias do projeto; e grandes shows musicais, com a participação de artistas renomados.
Conheça nossas principais formas de atuação
Atividades formativas
Oferecemos formações presenciais e assíncronas para estudantes e professores, promovendo uma imersão no universo lúdico das suas atividades. Com atividades semanais no contraturno escolar, propomos atividades lúdicas, com foco nas habilidades socioemocionais e na sustentabilidade. Para os docentes, são realizados acompanhamentos com a equipe do Sinta o Som para a aplicação das atividades, o compartilhamento de experiências e a avaliação dos resultados.


Aplicativo
Disponível no Google Play ou na Apple Store, o aplicativo do Sinta o Som reúne todas as atividades do projeto, além das experiências da comunidade de professores participantes e outros conteúdos extras.
- Vídeos
- Áudios
- Letras
- Pinturas
- Cifras
Eventos de culminância
O Sinta o Som realiza eventos de culminância, nas quais estudantes e professores compartilham o resultado de suas atividades em grandes celebrações para a comunidade escolar.

Material impresso
O kit do Sinta o Som contém cadernos, cartões e fichas avulsos para os mais diversos segmentos, com textos, ilustrações e recursos interativos, como QRCodes, que direcionam os participantes para conteúdos exclusivos em vídeo (animações e aulas assíncronas). Entre as atividades propostas estão jogos, brincadeiras e brinquedos da tradição popular, músicas e personalidades da Música Popular Brasileira, percussão corporal, a construção de instrumentos com materiais como plástico e borracha e o uso criativo do celular.