Autor: Fabrícia Mesquita
Conheça o processo de criação das animações
Confira também as primeiras animações lançadas

Quem assiste a uma animação no site, na TV ou nas redes sociais não faz ideia de quanto trabalho existe por trás de cada vídeo finalizado. A criação de uma animação envolve vários processos, da ideia inicial à finalização, e uma equipe técnica empenhada para dar vida a personagens que terão voz na tela e na imaginação de todos que assistirem.

Todas as etapas são importantes e uma depende da outra para que o resultado seja satisfatório e alcance todos os resultados esperados. Todo o processo começa com uma ideia na cabeça, vontade de fazer acontecer, muita criatividade e paciência, pois não é um processo que pode ser finalizado a curto prazo.

Por isso, vamos contar um pouco sobre como foi o processo de criação, da pré à pós-produção com criação, roteiro, trilhas sonoras e finalização, das animações Abre a roda, tindolelê e Eu moro nela, lançadas em 14 de setembro.

Criação

A produção envolveu, em primeiro lugar, a composição das músicas, que foram escritas, em sua maioria, por Moana Martins, coordenadora geral do Projeto Sinta o Som. “Este momento é importante, pois a gente se dedica bastante em pensar em como essa letra, essa música, vai afetar o nosso aluno. Quando a gente está nesse momento de produção, de criação, isso requer uma atenção, um cuidado, uma ação de pesquisa que envolve a letra, o ritmo, a métrica e a experiência do prazer”, explica.

Segundo Moana, a pré-produção inclui a escolha do repertório, a criação da composição e o tempo de inspiração, o que não pode ser quantificado pode depender de diversas outras coisas. A letra, a métrica e o ritmo certos não têm explicação, pois relacionam-se à magia da música, no momento da inspiração e da composição.

Após a finalização das composições, quem entrou em cena foi Sara Engelhardt, roteirista e diretora da empresa Sonorus Produções, responsável pela produção das animações. Durante esse processo, sua função foi absorver toda a essência do Projeto Sinta o Som e ter a sensibilidade de ouvir as músicas e entender cada elemento colocado nela, como a letra da música, a parte instrumental e suas coreografias.

Ao lado de Moana Martins, foram criados diferentes personagens, com foco na diversidade. Foi assim que nasceram Natan, Mariana, Zezinho e Nina. Cada um deles é especial a seu modo, representando diferentes grupos da sociedade.

Depois de todo o briefing, foi elaborado um roteiro técnico contendo cada movimento, tanto de personagens, quanto de câmera, e o principal: a essência de cada música. “Na música Abre a roda, tindolelê, por exemplo, a essência é a festa junina e a lembrança das cantigas de roda. Já na música Eu moro nela, a essência foi unir a literalidade da casa como habitação em seu formato habitual ao lúdico, em que o nosso corpo é a nossa principal casa”, explica Sara.

A diretora da Sonorus Produções contou com uma equipe de peso para a produção das animações, de quem sente muito orgulho. “Tenho uma equipe linda de pessoas que fazem toda a magia acontecer. Eles são: Golias Engelhardt, produtor e gerente de equipes de áudio e vídeo, que é quem consegue deixar tudo organizado no processo produtivo; Gabriel Castro, nosso brilhante ilustrador, responsável por deixar nossas ideias de personagens e cenários lindos; Lucas Abreu Brito, nosso animador, que dá movimento a tudo o que pensamos; e Camila Guimarães Castro, responsável por todo o gerenciamento da parte de animação e pela elaboração de cronograma”, conta.

Trilhas sonoras

A produção das trilhas sonoras também passou por algumas etapas sob o trabalho minucioso de Val Martins, produtor musical e engenheiro de áudio, e de Levi Miranda, produtor musical e sound designer. Além da parte visual, é muito importante que as trilhas sonoras estejam de acordo com as letras escritas por Moana Martins. Para isso, é necessária atenção aos detalhes dos personagens, à voz de cada um e à sonoridade interpretada por eles.

Esse processo é composto por quatro etapas principais:

  1. Arranjos. Aqui são escolhidos o ritmo da música, os instrumentos que serão usados, a forma e o tempo de duração.
  2. Gravação das vozes e coros. Esta etapa é feita em cima da música que já está pronta, com todos instrumentos gravados, o que chamamos de playback, ou seja, uma música sem voz.
  3. Edição, mixagem, equalização e compressão. Processos que permitem que todos os instrumentos e vozes sejam ajustados ao volume adequado.
  4. Masterização. É o nivelamento das faixas (músicas), fazendo com que tenham o mesmo volume e qualidade sonora.

Animações finalizadas

Foram necessários aproximadamente dois meses até a finalização das animações Abre a roda, tindolelê e Eu moro nela. O resultado foi fruto de muito trabalho e empenho de pessoas que pensaram e criaram o projeto com muita dedicação e afinco. “Quando nós recebemos a finalização do trabalho da animação, ficamos muito felizes. Foi a coroação de todo um trabalho, uma trajetória que começa na inspiração sobre o tema, na pesquisa, num debruçar, e quando vi lá na tela, o resultado foi muito bonito, colorido”, celebra Moana.

A coordenadora geral do Programa reitera o objetivo do Sinta o Som de fortalecer o espaço da música e da arte no cotidiano das atividades pedagógicas para as crianças da educação infantil e do ensino fundamental. “Por exemplo, a música Abre a roda, tindolelê é um quebra-gelo. O primeiro dia de aula do aluno, ou não, é um momento que a gente tem o clima de integração, de solidariedade. Trazer esse elemento audiovisual para a música é poder ofertar uma experiência estética, de apreciação maior para as crianças que é o nosso público-alvo”, complementa.

Agora, vamos assistir ao resultado desse trabalho de tantos profissionais talentosos? As duas primeiras animações lançadas são: Eu, você e todos juntos e Vou seguro e confiante.

https://youtu.be/LAtJAMJkq_M

https://youtu.be/Y-ZYS9GXHf0



Leia Também:

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*