O Sinta o Som é um dos principais projetos do Instituto Brasileiro de Música e Educação. Com mais de 4 mil beneficiários e inúmeras parcerias institucionais e apoiadores, o IBME trabalha desde 2011 com crianças e jovens da rede pública de ensino, desenvolvendo projetos como polos de oficinas de música, uma rede de orquestras juvenis (como a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, a Orquestra Juvenil Carioca, o Coro Juvenil do Rio de Janeiro, entre outros), capacitações profissionais para monitores e um calendário de concertos no Brasil e no exterior.

O Sinta o Som surgiu em 2018, com a missão de adotar a música, a ludicidade e as ações socioambientais para ampliar as atividades formativas no ambiente escolar. Desde então, como resultado de grandes parcerias entre empresas, instituições de ensino e o poder público, tem passado por vários municípios e Estados brasileiros, beneficiando milhares de profissionais e estudantes.

Conheça um pouco mais dessa história:

  • 2024: Parceria com o GRUPO ULTRA – Sinta o Som em Betim – MG e Barcarena – PA .
  • 2023: 10 municípios atendidos (Paracambi, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Barra do Piraí, Barra Mansa, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Mendes e Seropédica/RJ); cerca de 8.000 beneficiários.
  • 2022: atividades em Tanguá (RJ), com cerca de 3.000 beneficiários.
  • 2021: 09 municípios atendidos (Areal, Bom Jesus de Itabapoana, Duque de Caxias, Miracema, Paraíba do Sul, Petrópolis, Porciúncula, São José de Ubá e Santo Antônio de Pádua/RJ); 7.000 beneficiários.
  • 2018 a 2020: realizado no âmbito da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; cerca de 50 mil beneficiários.
  • 2019 a 2020 : Desenvolvimento do aplicativo Sinta o Som.
  • 2018 a 2019: Gestação do Programa.

Foto Orquestra nas Escolas
Logo Orquestra nas Escolas

Lançado em 2017, trata-se de um programa gratuito de música e educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que oferece formação musical para mais de 12 mil crianças e jovens que estudam em escolas públicas.

Suas principais formas de atuação são as escolas-polo, com a prática de instrumentos e canto coral para alunos do 1o ao 9o anos; grupos musicais de excelência, dos quais se destaca a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC); e o Centro de Formação de Monitores e Professores (Ceprom), que oferece qualificação profissional para a cadeia produtiva da música.

Logo Som + Eu

Criado em 2011, o Som+Eu atua em Duque de Caxias e no bairro de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, oferecendo oficinas musicais gratuitas no contra turno escolar para mais de 3.000 crianças e jovens.

Seus inúmeros projetos, tais como a Orquestra Tubônica e o Ateliê Solidário, trabalham com temas relevantes como a educação ambiental e as novas tecnologias e contam com a forte atuação de familiares e das comunidades do entorno.

Por sua atuação, o Som+Eu foi agraciado com o Prêmio Porto Maravilha Cultural, em 2014, da Prefeitura do Rio, e o Troféu Pequeno Cineasta, em 2015.

Foto Som + Eu

Equipe

Valéria Seabra de Chiara

Presidente do IBME

Moana Martins

Coordenadora Executiva

Giselle França

Coordenadora Administrativa

Denize Vieira

Coordenadora Pedagógica

Flávia Silva

Coord. de Acompanhamento e Avaliação

Rafael Ribeiro

Coordenador de Comunicação

Fabrícia Mesquista

Estagiária em comunicação

Beatriz Nascimento

Assistente administrativo

Marlon Saint

Filmmaker

Camilla Moraes

Animadora

Professores Formadores

Silvia Bittencourt

Estevão Roque

Laís Viana